segunda-feira, 4 de abril de 2011

E as caveiras voltaram...

Oí pessoal
Depois do susto que levei, como conto no POST abaixo, estou postando outra tendencia que está voltando: As caveiras: grandes, pequenas, cutes, bizarras... tanto faz, elas estão aí, trazendo novamente à tona o movimento PUNK e seu estilo grunge, porém ele está repaginado, com um pouco mais de glamour.
Eu sou até suspeita para falar, pois sempre amei esse estilo, resquicios do meu gosto metaleiro, Eu sempre tenho algo de caveira, ou pigente, anel, pulseira, T-shirt... mais o que me chamou a atenção foram algumas camisetas com caveiras pin ups e as sapatilhas, que me apaixonei rsrs

E PRA QUEM QUISER SABER UM POUCO MAIS SOBRE A SIMBOLOGIA DAS CAVEIRAS, SEGUE ABAIXO:


A CAVEIRA

O crânio era a taça ideal para se beber o sangue do inimigo valoroso

A caveira humana é tradicionalmente um símbolo da mortalidade e da vaidade nesta vida terrena, além de ser um sinal de aviso e uma ameaça. Duas crenças comuns em todo o mundo, aceitas pela humanidade presente e passada, são a de que os ossos constituem o centro da energia psíquica e de que a cabeça é a sede da alma. Até o século 17 foi aceito o fato científico que a alma corria pelos fluídos dos centrículos do cérebro, enquanto até mesmo em nossos dias há uma tendência de aceitar a mente como um dos aspectos do espírito. Esses temas básicos tiveram profunda influência nas atividades religiosas, através dos tempos.
Numa caverna de Ofnet, entre Augsbusg e Nuremberg, fora descobertas coleções de caveiras, talvez relíquias de uma cultura européia primitiva. Apenas numa caixa, havia 27 crânios, cada um voltado para a direção do oeste, sem dúvida para o lado místico da terra dos mortos. Túmulos modernos também mantêm a direção leste-oeste.
Pela descoberta de um grande número de crânios enterrados separadamente do resto do esqueleto, é evidente que alguma forma de sepultamento de duas partes foi realizada em tempos antigos. É largamente aceito por arqueólogos e historiadores que, desde o começo do período pleistoceno, esses sepultamentos foram realizados, após a retirada do cérebro, provavelmente para servir de alimento.
Muitos trabalhos artísticos decoraram crânios humanos, alguns pintados de vermelho e outros enfeitados com conchas marinhas. No Egito, os arqueólogos descobriram curiosos deformações do cranianas, conseguidas pelo processo de amarrar as cabeças ainda tenra das crianças. E, na Idade da Pedra eram realizadas trepanações para aliviar os doentes: a causa das dores de cabeça ou outros sofrimentos vazava pelo lugar operado. E muitas delas foram realizadas com muita perícia, pois ficou provado que inúmeros pacientes sobreviveram às operações por muitos anos.
Antigos nobres acreditavam que o céu, com sua abóbada, era formada pelo crânio do gigante Ymir. No texto sueco de uma velha balada fala-se que o desenho de um violino foi inspirado num crânio mágico. Os alquimistas tinham a caveira como receptáculo de transmutação, ou mudança psíquica.


4 comentários:

  1. Eu to doidaaaaa pra comprar um anel de caveira com lacinho que eu vi na internet, to apaixonadaaaaaaaaaaaaaa ^^

    Bju Bju

    http://loukaporpink.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. As caveiras mais bizarras não são o meu forte. Gosto dessa coisa meio rocker, meio grunge, mas não mto carregada. Esse estilo grunge + glam me atraí mto.

    Amei a blusa de caveirinha com corações e a preta com a caveirona, estou de olho em uma q vi na net, mas vou ver se encontro algo por aqui antes de tentar comprar, pq o preço tá salgadinho. rsrs

    As caveiras tb foram inspirações para poetas, como por exemplo Lord Byron que fez uma poesia chamada : "A uma taça feita de um crânio humano".

    Bjks ")

    ResponderExcluir
  3. Eu gosto, mas só em acessórios e se forem bem discretas... =)
    Acho que é porque sou meio velha para estas coisas... Hihihi
    beijo!

    http://madamenutso.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Eu queeeeero um anelzinho de caveirinha e uma saia tb. Mas não acho nada que me apeteça! hahahahha A saga continua! ;D

    Bjuuuu!

    ResponderExcluir

SUAS PALAVRAS ME TRAZEM MUITAS ALEGRIAS!!!!!!